Tim Maia

Vale Tudo - O Musical

Espetáculo de Nelson Motta, Tim Maia - Vale Tudo, o Musical, traz pela primeira vez aos palcos da história um dos maiores ídolos da música brasileira. Com direção de João Fonseca, o musical já foi visto por mais de 100 mil pessoas desde sua estreia no Rio de Janeiro, em agosto de 2011.
"Tim Maia foi o ser mais livre que conheci". A frase de Nelson Motta sintetiza a vida de uma das figuras mais controversas, anárquicas e amadas que a música deste país já conheceu. Tudo no saudoso artista é superlativo, inclusive o sucesso do Tim Maia - Vale Tudo, o musical que se tornou o grande fenômeno da temporada teatral carioca desde 2011.
A amizade com Tim começou em 1969, quando Nelson Motta produziu para o disco de Elis Regina o dueto que apresentou ao mundo o vozeirão do cantor: "These Are The Songs". Por isso, é testemunha de histórias incríveis, como as aventuras vividas nos Estados Unidos, no início da carreira. A viagem não terminou bem: Tim voltou ao Brasil deportado, acusado de roubar um carro e de portar substâncias ilegais.
Momentos este; a infância pobre no bairro carioca da Tijuca; quando conheceu Roberto Carlos, Jorge Benjor e Erasmo Carlos; a eclosão da Jovem Guarda e a gravação do primeiro disco; a primeira grande paixão, Janete e as discussões explosivas com direito a diversas idas e vindas do Rio de Janeiro à Londres; o período em que aderiu à ideologia "Racional Superior"; a explosão popular; os filhos; a formação da banda Vitória Régia; Todos os acontecimentos são imortalizados por episódios memoráveis e hilários, contados com precisão e detalhes por Nelson Motta.
"Fui amigo do Tim a vida inteira, sabia tudo da vida dele. Então foi fácil e muito prazeroso escrever, porque o João Fonseca me ajudou muito com a sua visão teatral, cênica de espetáculo. Sou de uma escola jornalística, narrativa linear, e ele me estimulou a criar cenas livremente", conta Nelson Motta.
O diretor João Fonseca optou por estruturar a narrativa em blocos temáticos, que são ilustrados por clássicos de Tim que remetem conceitualmente a cada passagem. Fiel à construção narrativa concebida por João, o coreógrafo Nello Marrese projetou a àrea cênica como um palco de show com paredes e objetos de estúdio, os dois lugares onde Tim Maia se sentia mais à vontade.
Uma das trajetórias mais importantes da música brasileira é narrada pela primeira vez nos palcos. Sebastião Rodrigues Maia, Tião Marmiteiro, Tim Maia, uma profusão de personagens diversos dentro de um só, aquele reponsável pela trilha sonora das vidas de uma legião de fãs até hoje. Vale tudo!
"Estava muito feliz de reencontrá-lo tão alegre e bem disposto, achei até que estava um pouco mais magro - embora ainda imenso (...). Só consegui sair de lá horas depois de muita conversa e gargalhadas, entre várias rodadas de café completo, ovos mexidos e incessante carburação, me divertindo com as histórias que qualquer ficcionista consideraria inverossímeis, mas eram apenas fatos e acontecimentos corriqueiros do cotidiano de Tim Maia". - Nelson Motta, Nova Iorque, após encontrá-lo pela última vez, em 97.
Tim Maia
Tim Maia
Tim Maia
Tim Maia
Tim Maia
FICHA TÉCNICA

DE NELSON MOTTA

DIREÇÃO: João Fonseca
DIREÇÃO MUSICAL: Alexandre Elias
PRODUÇÃO GERAL: Sandro Chaim
Danilo de Moura, como Tim Maia


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:
Izabella Bicalho | Lilian Valeska | Pedro Lima

ELENCO:
Reiner Tenente | Evelyn Castro | Pablo Áscoli
Bernardo La Rocque | André Viéri | Aline Wirley | Leticia Pedroza | André Lemos

MÚSICOS:
Guitarra e violão – André Siqueira
Trompete – Josias Franco
Sax – Denize Rodrigues
Trombone – Ricardo Hulck
Teclados – Alexandre Vianna
Baixo – Decko Telles
Bateria – Kim Pereira

CENÁRIO: Nello Marrese
FIGURINO: Rui Cortez
DIREÇÃO DE MOVIMENTO E COREOGRAFIAS: Sueli Guerra
ILUMINAÇÃO: Paulo Cesar Medeiros
DESIGN DE SOM: Beto Malfatti
VISAGISMO: Uirandê Holanda e Beto França
ASSISTENTE DE DIREÇÃO MUSICAL: Felipe Habib e Carol Futuro
CO-ARRANJADOR E ENSAIADOR VOCAL: Felipe Habib
PROJETO GRÁFICO: Milton Menezes
DIREÇÃO E CRIAÇÃO AUDIOVISUAL/PROJEÇÕES: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
VIDEO DIVULGAÇÃO E ABERTURA: Eduardo Chamon
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Uns Comunicação | Alan Diniz e Sidimir Sanches
DIRETORA RESIDENTE: Amélia Gumes

EQUIPE DE PRODUÇÃO:
Gerente de Produção - Live Shows e Musicais: Renato Chiquito
Gerente de Produção Júnior - Live Shows e Musicais: Francine Storino
Produção Executiva e Financeiro: Marinês Chaim
Gerente Financeira de Projetos: Rose Dalney
Produtora Executiva e Administradora: Rita Ferradaes
Produtor Assistente - Wagner Rosa
Tim Maia
Tim Maia
Tim Maia